sexta-feira, 30 de julho de 2010

30/07 - Cresce apoio a Fachin para o STF


Jurista paranaense no Supremo é antiga aspiração do estado

Segue crescendo a mobilização em torno do nome do advogado Luiz Edson Fachin, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) – a ser aberta nos próximos dias, com a aposentadoria do ministro Eros Grau. Nesta semana, o governador Orlando Pessuti reuniu-se com Fachin e o presidente do Tri­­­bunal de Justiça do Paraná (TJ), desembargador Celso Rotoli de Macedo, para reforçar o apoio à indicação de Fachin – gaúcho radicado no Paraná. “Com a no­­­meação do jurista Fachin, teríamos um ministro da mais alta qualificação profissional e, portanto, um ministro a serviço do Brasil e da justiça. É sempre im­­portante que o estado possa ocupar estruturas de poder, de trabalho em Brasília. Para o Paraná, seria um orgulho ter um representante no STF”, comentou o governador. Na ocasião, o presidente do TJ também declarou o apoio do Tribunal ao nome de Fachin.

Ontem, o prefeito de Curi­tiba, Luciano Ducci, e o procu­rador-geral do município, Eraldo Luiz Küster, manifestaram-se em favor do professor da UFPR. “Curitiba se sente honrada em apoiar a indicação para o Supremo Tribunal Fe­­­deral de um jurista como o Dr. Fachin”, afirmou Ducci. A intenção de todos é sensibilizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pela escolha dos ministros do STF, para que atenda ao antigo pleito paranaense de ter um representante no Supremo – o único ministro do STF oriundo do Paraná foi Ubaldino do Amaral, há mais de um século.

Comunidade jurídica

Além de praticamente toda a classe política paranaense, diversas entidades de classe, como o Instituto dos Advogados do Para­­­ná, a Associação dos Magis­­­trados do Paraná e a Associação Parana­­ense do Ministério Público divulgaram moções de apoio à indicação de Fachin. Além disso, membros destacados da comunidade jurídica também vêm manifestando apoio à indicação do professor da UFPR. “Presto meu mais absoluto apoio. Ele sempre prestou trabalho muito importante para o desenvolvimento do Di­­­reito e para o ensino jurídico”, afirmou Luiz Guilherme Ma­­­­rino­­­ni, também professor da UFPR. Já o jurista René Dotti revelou que vai enviar sua manifestação em favor de Fachin ao Ministério da Justiça. “Posso testemunhar, pela convivência de muitos anos, que Luiz Edson Fachin reúne com muita propriedade as virtudes de advogado, professor de Direito e cidadão. Ele é detentor de muito mais qualidades que as exigidas pela Constituição Federal para ingresso no Supremo Tribunal Federal”, declarou.


Fonte: Vinícius André Dias - Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário