segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


ELEMENTOS DA COMPRA VENDA

Publicado em segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ELEMENTOS DA COMPRA VENDA

Coisa. (Objeto da CV)

Pode ser corpórea (livro) e incorpórea (marcas e patentes).


Coisa presente e futura (483)


Uma já existe e a outra virá a existir com o decorrer do tempo.


Venda Futura


Duas podem ser as hipóteses de se comprar coisa futura.


Como ela é um Contrato Comutativo se a coisa futura não vier a existir, o contrato fica sem objeto (comprador está liberado do pagamento). Ex. Compra de remédio que ainda depende de pesquisa...vacina).



Na segunda hipótese, estamos diante dos chamados contratos aleatórios; o comprador tem a obrigação de pagar o preço ainda que a coisa venha a não existir. Isso porque se trata de contrato em que o elemento sorte é essencial. Assim a compra de uma safra futura é aleatória, pois o preço deve ser pago ainda que uma praga destrua toda a plantação. O risco é inerente ao negócio e o comprador poderá lucrar muito (se a safra for excepcional), ou tudo perder (se não houver produção).
Diz José Fernando Simão, p. 94. CONTRATOS, ed. Atlas): como regra, se a coisa futura não existir, reputa-se desfeita a compra e venda, em razão da comutatividade. Entretanto, se houver no contrato elementos que indiquem tratar-se de contrato aleatório, o contrato subsiste e o comprador deverá arcar com o preço da coisa.


Em teoria todas as coisas que não estejam fora do comércio podem ser objeto de compra e venda.

Ex. Um empreendimento imobiliário.

 
PREÇO.


1-O preço deve ser pago em dinheiro, se não será troca (481);


2-Se não existir preço, se for ínfimo ou irrisório, será doação;


3-Pode ser fixado pelas partes ou por um terceiro (eleito pelas partes);


Se o terceiro recusar podem as partes optar por outra solução (485);


4-Pode ser fixado de acordo com a taxa de mercado ou de bolsa de determinado dia (486);


5-Pode ser fixado de acordo com fórmulas ou parâmetros (Copel (Energia Elétrica), Sanepar (água)). Também chamado de fórmula paramétrica.


6-Se não houver preço fixado ou critérios para fixá-lo (excepcionalmente)...Em razão do princípio da conservação dos negócios jurídicos, o preço será o costumeiramente utilizado nas vendas habituais do vendedor, que terá o ônus de provar tal valor.


7-Caso não se chegue a um acordo ou se não existir tal preço (o vendedor não pratica habitualmente tal negócio), busca-se o valor médio de tal coisa (488 § único). Princípio da boa-fé e da função social do contrato.


A lei não se opõe à vontade das partes em deixar o valor do preço em aberto para que este venha a ser fixado posteriormente em razão de critérios objetivos. A lei proíbe, entretanto, que a fixação do preço fique ao arbítrio de uma das partes (OAB/DF – 2000 II). Tal disposição torna nulo o contrato (489). Analogicamente, estaríamos diante de uma condição puramente potestativa que sujeita os efeitos do negócio ao arbítrio de uma das partes e que é proibida por lei (CC 122). (Contratos - José Fernando Simão, p.95. Atlas Ed.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário